Aveiro, cidade dos ovos moles mas também conhecida como a Veneza portuguesa por ter muitas das ruas centrais cruzadas por canais e ribeiros.
É uma cidade cheia de encantos e contrastes, unem se as tradições rurais com modernidade, desenvolvimento, ciência e tecnologia com cultura, identidade e património.
O que fazer e visitar em Aveiro
Provar os ovos moles numa das pastelarias em Aveiro
Os ovos moles são uma das iguarias da gastronomia portuguesa e não pode perdê-los. E para os que adoram, ou para os que ainda não provaram mas são curiosos, diz-se que uma freira do convento de Jesus que se encontrava em jejum forçado não terá resistido à tentação. A mesma misturou ovos com uma grande quantidade de açúcar e quando apanhada em flagrante escondeu o preparado na massa das hóstias. No dia seguinte a iguaria terá sido descoberta e considerada um verdadeiro milagre.

Passeio de barco moliceiro pelos canais da cidade
Fazer um passeio de moliceiro pelos canais da cidade é obrigatório. As paisagens são deslumbrantes. Antigamente os moliceiros eram utilizados para retirarem dos canais o moliço e o mesmo servia para adubar os campos agrícolas. Hoje em dia, servem como um belo modo de transporte para conhecer a ria.

Caminhar pelo canal de São Roque
Ao longo do canal, para além da paisagem incrível, é ainda possível ver alguns dos armazéns antigos de sal da cidade.

Passear no jardim do Rossio
Com as suas palmeiras e áreas floridas, é um ótimo local para aproveitar para relaxar e é uma das imagens de marca da cidade.

Visitar as Estátuas: Salineira e Marnoto, Parceira do Ramo e Fogueteiro
As estátuas representam figuras da cidade de Aveiro. A Salineira e o Marnoto representam o meio laboral e a Parceira do Ramo e o Fogueteiro são importantes para os dias de festa.

Passear pela ponte dos Laços de amizade
É uma das pontes que atravessam os canais, outrora coberta por cadeados que, hoje em dia, foram substituídos por fitas de amor e laços de amizade bem coloridos.

Conhecer o centro cultural e de congressos em Aveiro
O mesmo ocupa uma antiga fábrica de cerâmica reabilitada e hoje em dia é um dos centros culturais e de congressos mais dinâmicos do país.

Passear pelo parque Infante D. Pedro
Construído na antiga propriedade dos frades franciscanos, é um excelente local para se fazer uma pausa ou um piquenique e aproveitar a paisagem, lagos e fontes inseridas no arvoredo envolvente tornam o passeio fascinante.

Visitar as salinas de Aveiro
A poucos minutos a pé do centro da cidade, merece uma visita pelos pequenos diques entre as salinas. Dependendo das condições climatéricas e da época poderá ainda ver o Marnoto em ação e ainda observar várias espécies de fauna e flora.

Visitar a Costa Nova
Com habitações coloridas e de padrão às riscas que inicialmente eram armazéns onde se guardavam as alfaias da atividade piscatória, a Costa Nova encanta pelo seu charme, é um excelente local para se passear e fazer praia.
