Destinos

Óbidos com história e "Evolutee Hotel" com alma

Portugal tem mil e um motivos para andar nas bocas do mundo. E a Vila de Óbidos é um deles. Faça as malas e viaje em direção a uma das sete maravilhas do nosso país, situada num ponto alto próximo da Costa Atlântica, cuja vila terá sido edificada pelos Celtas a 308 a.C..

Em novembro de 1147, após a conquista da capital, D. Afonso Henriques decide-se também pela conquista de Óbidos, sendo que, após uma valente batalha a 10 de janeiro de 1148, o Castelo de Óbidos foi tomado aos Mouros. A história da vila está, portanto, fortemente relacionada com a formação de Portugal, sendo até considerada como a vila medieval mais pitoresca, assim como uma das melhores vilas lusas, no que diz respeito à preservação.

Dentro de muralhas, onde se pode contemplar um histórico castelo que faz as delícias de quem o visita, são igualmente tomados como alguns exemplos de destaque as ruas floridas, as casas brancas com faixas pintadas de azul e amarelo, os Pórticos Manuelinos, a Igreja Matriz de Santa Maria, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de S. Pedro, a Igreja de São Tiago, o Pelourinho e o Santuário do Senhor Jesus da Pedra.

Situada a apenas 85 quilómetros de Lisboa, esta maravilhosa vila medieval cativa a atenção de qualquer turista, principalmente pelos seguintes argumentos:

  • Ginjinha de Óbidos - Visitar esta vila pitoresca e não provar uma ginjinha em copo de chocolate é como ir a Belém e não comer um pastel de nata. A mistura do licor vermelho escuro com o travo do chocolate preto é deveras deliciosa;
  • Livraria de Santiago - É uma livraria situada dentro da Igreja de São Tiago junto à entrada do castelo;
Livraria de Santiago
  • Castelo de Óbidos - Dado como presente de casamento pelo Rei D. Dinis à Rainha Santa Isabel, durante o período de núpcias, trata-se de um dos sítios mais românticos que alguma vez poderá visitar. É, sem dúvida, o melhor local para obter uma vista deslumbrante da vila de Óbidos, tendo no seu interior uma pousada, com uma importante componente histórica e características medievais, que nos remontam ao século IX;
  • Rua Direita - É a rua principal de Óbidos repleta de lojas de artesanato típico português, restaurantes e locais para apreciar a tão famosa ginjinha;
Rua Direita
  • Porta da Vila - A entrada da vila de Óbidos, localizada a sul  da mesma. Foi mandada construir pelo rei D. João IV, pela proteção que recebeu de Nossa Senhora da Piedade, sendo esta a Padroeira da vila, aquando da Restauração da Independência, em 1640. No interior da Porta da Vila existe uma capela-oratório, assim como um varandim branco e por fim uma decoração com azulejos relativos ao século XVIII.
Porta da Vila (Fonte:http://www.madaboutlisbon.com/BETA/obidos.html)
  • Lagoa de Óbidos - Um lugar esplêndido e até considerado como um dos mais belos locais da costa ocidental lusa, onde diversos animais encontram um habitat privilegiado. Nele é possível observar um número considerável de aves aquáticas e migratórias. A Lagoa de Óbidos é igualmente interessante para a prática de vários desportos aquáticos, tais como vela, windsurf, canoagem, remo, jet-ski, stand up paddleboarding e passeios de gaivotas.
  • Aqueduto da Usseira - Também denominado por Aqueduto de Óbidos, foi mandado construir por Catarina de Áustria, por volta de 1570. Tendo vindo revolucionar o sistema de abastecimento de água à vila de Óbidos, o aqueduto encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1962.

Em Óbidos existe um programa de eventos durante o ano, sendo os mais concorridos o Festival Internacional do Chocolate, o Mercado Medieval e a épica natalícia, em que a vila é decorada com motivos alusivos à época.

E porque a gastronomia faz parte de uma região e da cultura de um país, Óbidos não podia deixar de ter os seus pratos típicos. A caldeirada de peixe da Lagoa de Óbidos, as enguias fritas e de ensopado são os seus pratos fortes. No entanto, existem também pratos típicos de carne, nomeadamente o ensopado de cabrito e carne na brasa. No que concerne à doçaria, são típicas as trouxas de ovos, as lampreias das Gaeiras, alcaides, pegadas e pastéis de Moura.


Mas não só de história e cultura vive o Homem. O Royal Óbidos Spa & Golf Resort é, sem dúvida, um local de eleição para umas férias tranquilas, para descansar em família, ou até, eventualmente, para uma escapadinha romântica. Trata-se de uma excelente escolha para ter a oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis. Neste resort, a natureza, o charme e a elegância juntam-se em harmonia perfeita. O resort é composto pelo Hotel Evolutee, apresentando spa, salas de reuniões, villas, apartamentos, assim como um campo de golfe, desenhado pelo célebre golfista espanhol Severiano Ballesteros.

As cinco estrelas do Hotel Evolutee tornam-no perfeito para quem procura um serviço requintado, com um design de interiores assinado pela Yoo Studio. O Hotel apresenta as seguintes  instalações e serviços:

.  Dois restaurantes

O COBALT, com um ambiente sofisticado e decoração inspirada na tradicional cerâmica portuguesa, tem um cardápio com um conceito que combina a comida portuguesa com um ambiente requintado. Já o THE LEGEND é um espaço onde pode saborear uma variedade de pratos e desfrutar da vista única sobre o Oceano Atlântico;

Restaurante Cobalt (Fonte:https://www.royalobidos.com/pt/restaurantes-bares.html )
Restaurante The Legend (Fonte:https://www.royalobidos.com/pt/restaurantes-bares.html )

. Um ginásio;

. Um spa que oferece puros momentos de bem-estar (massagens relaxantes);

. Uma piscina interior;

Piscina interior

. Uma piscina exterior, com azulejos alusivos à história de Portugal, dando um toque único e repleto de alma.

Piscina Exterior com azulejos portugueses

. Os seus quartos de categoria superior são amplos e elegantemente bem decorados, usufruindo todos eles de varandas privadas.

Quarto superior (Fonte: https://www.royalobidos.com/pt/alojamento.html)
Suite (Fonte: https://www.royalobidos.com/pt/alojamento.html)

Se o hotel já contemplava um protocolo de segurança e limpeza antes do período pandémico COVID-19, com o Selo de Turismo de Portugal - "Estabelecimento Clean and Safe", todos os serviços de higiene já existentes passaram a ser cuidadosamente reforçados.

Fonte: Canal do youtube com o nome "DRMAG"
Ver Preços

Recomendo uma visita às imediações deste resort, nomeadamente a locais que fazem as delícias de quem os visita. Atribuo como primeira sugestão a praia do Baleal, localizada em Peniche, sendo esta considerada como um destino europeu de eleição, para os apaixonados pelo surf. Se é fã de paraísos geológicos não deverá perder o Cabo Carvoeiro, local de grande valor patrimonial com grande variedade de falésias calcárias, bem como a Península da Papôa e a espantosa reserva natural (Ilhas Berlengas). A Lagoa de Óbidos e a Foz do Arelho são igualmente locais imperdíveis de se visitar. Para os miúdos e graúdos existe ainda uma outra alternativa - Bacalhôa Buddha Eden, o maior jardim oriental da Europa. O jardim é enorme mas existe um comboio que ajuda a encurtar o percurso, tendo um custo extra. No entanto, considero que valha a pena, principalmente pela pequenada que gosta sempre da viagem no comboio.

E por falar em viagem ...

"A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o viajante se sentou na areia da praia e disse: "Não há mais que ver", sabia que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já."

José Saramago, in "Viagem a Portugal".

Reserve aqui o seu alojamento

Na iCliGo, estamos sempre à procura dos melhores alojamentos aos preços mais baixos e aproveitamos os descontos das principais centrais de reservas do mundo.