Destinos

Pérola Verde do Gerês – Poço Verde de Fafião

Fomos à descoberta da Pérola Verde do Gerês – Poço Verde de Fafião. E encontramos!

Poço Verde Fafião

O Poço Verde de Fafião, um lugar único e tranquilo que até à data pouco ou nada era conhecido, situa-se em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Norte de Portugal. O Rio Toco é o rio que está na origem deste poço, escondido num vale profundo. As águas são cristalinas, com um tom esverdeado, e que encantam qualquer pessoa que o visite. A melhor altura para encontrar este lugar, em plena beleza, é na Primavera ou Verão e quando o sol dá ar da sua graça.

Mas então, como chegamos ao Poço Verde de Fafião?

O primeiro passo é colocar no GPS a localidade de Fafião, uma aldeia pitoresca do concelho de Montalegre. Aqui também tem inicio o trilho do Fojo dos Lobos, muito bonito, já o fizemos há uns anos atrás, mas não é isso o que nos trás a escrever este artigo. Nesta aldeia procurem o campo de futebol e deixem lá o carro. Não existe qualquer indicação ao Poço Verde, mas fique tranquilo, é muito fácil lá chegar.

O percurso irá demorar cerca de 30min e é feito a pé, é a única forma de o fazer. Após deixar o carro no campo de futebol, inicie e caminhada pelo estradão de terra batida. Recomendamos seguir sempre esse estradão, são aproximadamente 2,5km para cada lado, com um grau de dificuldade baixa. Aproveite as paisagens, são lindas.

Depois de descer o vale irá visualizar ao seu lado esquerdo as fantásticas lagoas de água esverdeada. Terá de entrar por um caminho florestal para conseguir descer até às lagoas. O banho vai saber bem depois da caminhada, contudo deveria ser o contrário, pois o regresso é a subir a serra, e há a possibilidade de o fazer por um trilho. Foi o que fizemos, o regresso não foi pelo estradão mas sim pelo trilho da encosta bem marcado e de dificuldade média/alta.

O que Levar

O poço Verde de Fafião não possui qualquer serviço de bar ou restaurante. Nós levamos umas saladas já feitas de casa para passar lá o dia. Leve também bebidas porque poderá apanhar muito sol. Recomendamos levar calçado apropriado a caminhadas e nunca levar chinelos, chapéu, protetor solar e o seu melhor bikini para as magníficas fotografias.

Pequena dica

Quando lá chegamos, já se encontravam algumas pessoas, e nesta época, devemos manter o afastamento social. O que nós fizemos? Fomos a saltar de pedra em pedra pelo rio abaixo e encontramos umas lagoas a cerca de 50m de distância totalmente virgens. Sem ninguém. Lindoooo!!

Onde Dormir?

Recomendamos alguns Hotéis no Gerês para poderes desfrutar de esta e outras maravilhas!

Sugestão 1 - Pousada do Gerês - Caniçada - Charming House
Ver Preços

Sugestão 2 - Casa do Eido
Ver Preços

Sugestão 3 - Pousadela Village
Ver Preços


Gostaste destas dicas? Então partilha este artigo com os teus amigos! Eles vão gostar também!

Author image

Sobre Joao Lima e Jacinta Barbosa

Apaixonados por Viagens e com o objetivo de conhecer os 4 cantos do mundo! Adquire o maior numero de experiências, porque esta vida faz parte de um Show!
  • Viana do Castelo

Reserve aqui o seu alojamento

Na iCliGo, estamos sempre à procura dos melhores alojamentos aos preços mais baixos e aproveitamos os descontos das principais centrais de reservas do mundo.