Destinos

Rota dos Castelos de Leiria e Zona Oeste

Vamos viajar no tempo onde cavaleiros, príncipes e princesas nos fazem sonhar com feitos únicos e heróicos.

Se começarmos esta viagem pelo norte do distrito, o ponto de partida será Pombal, onde o Castelo, construído no Século XII sob alçada dos Templários, servia como defesa e controlo no acesso à cidade de Coimbra.

Rumando um pouco a sul, encontramos o Castelo de Leiria, construído por ordem de D. Afonso Henriques que, apesar de ter sido bastante danificado ao longo do tempo, foi restaurado no Século XX. Visitar o Castelo é um cartão de visita, pois permite-nos ter uma vista magnífica de toda a cidade, no entanto encontra-se encerrado para obras de reabilitação até 2021.

Castelo de Leiria

Ao chegarmos à Batalha somos presenteados com o deslumbre do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha e foi mandado construir no século XIV pelo rei D. João I. Património Mundial da Humanidade, uma das 7 Maravilhas de Portugal e com estatuto de Panteão Nacional, é sem margem de dúvida um local a visitar.

Mosteiro da Batalha - Por Waugsberg - Fotografia própria, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3390498

Porto de Mós convida-nos a visitar o seu castelo, único pelas sua estrutura singular. Começou por ser transformado numa fortaleza árabe sob um posto de vigia romano em ruínas e posteriormente quando D. Afonso Henriques conquista a vila tornou-se estratégico para defesa de Leiria e Coimbra, tendo tido um papel essencial na Batalha de Aljubarrota por ter albergado as tropas portuguesas um dia antes da independência do país.

Castelo de Porto de Mós

Seguimos para Alcobaça onde o Mosteiro marca presença obrigatória ou não fosse uma das 7 maravilhas de Portugal e Património Mundial da Humanidade. O mosteiro foi construído por ordem de D. Afonso Henriques como agradecimento à Ordem de Cister pela conquista de Santarém aos Mouros e é também onde podemos encontrar os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro pelo que é de facto um dos monumentos a visitar.

Mosteiro de Alcobaça

Rumando para o litoral, encontramos Nazaré. Por entre o areal e as ondas que marcam a praia, será interessante visitar o Forte de São Miguel Arcanjo, junto à praia Norte. Este forte foi edificado para proteger a nossa costa dos ataques, na praia, de piratas marroquinos, argelinos e holandeses.

Forte de São Miguel Arcanjo

Seguimos até Peniche onde a Fortaleza da cidade nos convida a revisitar a nossa história. Construída no século XVI, D. João III pretendia que fosse para proteção contra ataques de piratas sendo que a sua forma em estrela adequava-se também para defesa de ataques de artilharia.

Forte de Peniche - in Lifecooler

E é em Óbidos que viajamos significativamente no tempo. Esta cidade rodeada por muralhas tem um castelo muito bem preservado e toda a cidade mantém as ruas e as casas da época medieval. O Castelo de Óbidos é uma das 7 maravilhas de Portugal, sendo no entanto obrigatório pernoitar na Pousada do Castelo para o poder visitar.

Óbidos

Sugestões de Alojamento:

Vale d'Azenha Hotel and Residences
Ver Preços

Hotel Miramar Sul
Ver Preços

Hotel Lis Batalha Mestre Afonso Domingues
Ver Preços

Reserve aqui o seu alojamento

Na iCliGo, estamos sempre à procura dos melhores alojamentos aos preços mais baixos e aproveitamos os descontos das principais centrais de reservas do mundo.