Destinos

Um paraíso na terra chamado Açores 🍃 🐄

Um pedacinho de terra aqui tão perto e que ainda não tínhamos visitado até fevereiro de 2019.  
Já sabíamos que ia ser um local encantador, mas quando pousamos os pés nos Açores, apaixonamo-nos pela sua beleza e pela paz que transmite!  
Para amantes de natureza, como tu, este é o local perfeito para visitar. Prepara-te para encontrares nesta ilha um refúgio… Um local para relaxares e para desfrutares da vida em pleno.

S.Miguel é a maior das ilhas dos Açores e, por isso, são inúmeros os lugares incríveis que lá existem. E é para esta mesma ilha que vamos viajar através deste artigo, onde, sem dúvida, o forte são os miradouros e os tanques de água termal.

Mas para desfrutares ao máximo desta viagem, deixo-te aqui 7 dicas básicas:
 
📍 É obrigatório alugares um carro, para conseguires visitar tudo.  
📍 Leva calções ou fato de banho mais antigos e escuros, pois podem danificar-se na utilização dos tanques de água termal.  
📍 Prepara-te para fazer trilhos ou andar no meio da natureza.  
📍 Acede ao link (visitazores.com/pt/webcams) ou instala a aplicação SpotAzores para verificar como está o tempo nas lagoas antes de te deslocares para lá. Importante para não se perder tempo a ir ver uma lagoa com nevoeiro.  
📍 Não te esqueças de reduzir uma hora no teu relógio quando lá chegares.  
📍 Planeia com antecedência o roteiro e os lugares que queres visitar.  
📍 Não te esqueças de provar o sumo de maracujá com gás, KIMA, produzido nos Açores.

E o que tens de visitar (quase) obrigatoriamente:

🌿 Fumarolas das Furnas

Situa-se junto a Lagoa das Furnas e são manifestações vulcânicas que resultam em poças de água a ferver, onde é confecionado o famoso cozido das furnas.

Fumarolas das Furnas. Foto por Ana Pereira
Fumarolas das Furnas. Foto por Ana Pereira

🌿 Parque Terra Nostra

Um enorme parque botânico, com vários riachos, plantas e animais, onde podes relaxar e desfrutar da natureza no seu estado mais puro. Sem dúvida que o que leva milhares de visitantes ao parque é o enorme tanque de águas férreas a uma temperatura de 40º.

🌿 Estufas de Ananases

Os portugueses descobriram o ananás na colonização do Brasil e trouxeram-no até ao Arquipélago dos Açores, sendo tratado como uma planta, só mais tarde é que descobriram que era uma fruta deliciosa. Agora, as estufas são uma grande atração turística da ilha.

🌿 Miradouro Vista do Rei

Com uma vista privilegiada para a Lagoa das Sete Cidades (que vamos conhecer mais à frente) é dos miradouros com a vista mais incrível de sempre. Junto dele encontra-se uma zona de mato e um enorme edifício em ruínas, do Hotel Monte Palace, atualmente abandonado, mas que os mais aventureiros gostam de explorar.

Miradouro Vista do Rei. Foto por Ana Pereira 

🌿 Portas da Cidade

É o cartão de visita da cidade, um monumento no centro da cidade composto por três arcos. Na área envolvente encontramos o comércio local e a Igreja Matriz de São Sebastião, considerada uma das mais belas e valiosas obras de arte do arquipélago.

🌿 Ferraria

É uma formação geológica causada por erupções vulcânicas, que reproduziram piscinas naturais de água quente, envoltas na água do mar. Depois foi criado um edifício, chamado de termas da Ferraria, que é um espaço para descansar e relaxar na natureza, no seu estado mais puro!

🌿 Lagoa de Santiago

Esta lagoa está escondida pela alta vegetação e pelo grande bosque à sua volta. Podes apreciar a sua beleza no Miradouro da Lagoa do Canário, ou através de um trilho que nos leva bem perto dela.

Lagoa de Santiago. Foto por Wikipédia

🌿 Caldeira Velha

Localizada em Ribeira Grande, é mais um local formado por poças de água férrea com uma temperatura média de 34º. Inserido no meio da natureza, oferece paz e tranquilidade a quem o visita.

Caldeira Velha. Foto por Câmara Municipal da Ribeira Grande

🌿 Lagoa do Fogo

Uma das maiores lagoas dos Açores. É possível observá-la dos vários miradouros existentes, mas para os mais aventureiros podem seguir um trilho até a margem da lagoa.

Lagoa do Foto. Foto por Câmara Municipal da Ribeira Grande

🌿 Miradouro do Pico do Ferro

Este miradouro com vista para a Lagoa das Furnas faz parte do percurso pedestre Pico do Ferro - Caldeiras da Lagoa das Furnas, sendo um dos locais mais visitados da ilha.

🌿 Poça da Dona Beija

Mais um local com piscinas e cascatas de águas férreas envolta de uma paisagem tropical deslumbrante.

Poça da Dona Beija. Foto por ByAçores

🌿 Lagoa das Sete Cidades

Mais uma das principais lagoas da ilha, foi formada na cratera de um vulcão, o que lhe oferece uma característica única, a sua água tem 2 cores diferentes, uma parte da lagoa é verde e a outra parte azul.

Lagoa das Sete Cidades. Foto por ByAçores

🌿 Lagoa do Canário

Encontra-se na Serra Devassa e está rodeada por floresta mágica. Poderá visitar esta lagoa de carro ou a pé, num trilho bastante fácil.

Lagoa do Canário. Foto por ByAçores

🌿 Miradouro da Boca do Inferno

Neste local magnifico é possível observar várias lagoas, nomeadamente a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa Rasa, Lagoa de Santiago e Lagoa do Canário. Uma vista incrível e privilegiada que não podem perder.

Miradouro da Boca do Inferno. Foto por Pinterest

🌿 Cascata da Ribeira Quente

Uma queda de água localizada em Ribeira Quente, que está um pouco escondida e pouco sinalizada. Mas sem dúvida que é de uma dimensão tremenda em tamanho e beleza.

🌿 Lagoa do Congro

Está localizada no concelho de Vila Franca do Campo, e é de difícil acesso. Consegue-se aceder através de num trilho pedestre pela mata dentro. Esta lagoa tem uma característica que a difere de todas as outras, pois está numa zona plana, em vez do típico cone vulcânico no topo.

🌿 Campos e fábrica de chá da Gorreana

Como o próprio nome indica, são plantações e fabricação de chás, localizada em Gorreana. É a mais antiga plantação de chá da Europa, e é produzido na ilha, por essa razão, é um ponto turístico da ilha.

Campos e fábrica de chá da Gorreana. Foto por ByAçores

São inúmeros os locais maravilhosos para se visitar nesta ilha (eu avisei) mas... Se ainda tiveres tempo podes visitar mais alguns lugares com muito encanto.

📌 Ribeira Grande

📌 Ermida do Monte Santo

📌 Igreja da Senhora da Vitória

📌 Lagoa Azul

📌 Aqueduto

📌 Caldeiras da Ribeira Grande

📌 Ilhéu de Mosteiros

📌 Miradouro Pedras Negras

📌 Miradouro de Santa Iria

📌 Praia de moinhos

📌 Miradouro do Salto da Farinha,

📌 Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões

📌 Cascata de Ribeira Quente

📌 Miradouro da Ponta da Madrugada

📌 Farol do Arnel

📌 Ermida de Nossa Senhora da Paz

📌 Jardim António Borges

📌 Ermida da Mãe de Deus

📌Casa invertida

📌Jardim da Alameda


Hotéis recomendados:

🏢 Herdade do Ananás 3***
Ver Preços

🏢 Santa Barbara Eco-Beach Resort 4****
Ver Preços

🏢 Azor Hotel 5*****
Ver Preços

🏢 Furnas Boutique Hotel Thermal & Spa 4****
Ver Preços

🏢 Terra Nostra Garden Hotel 4****
Ver Preços


A nossa sugestão é que faças uma pequena pesquisa por estes locais maravilhosos e que escolhas aqueles que mais te cativa, conforme o tempo que tiveres disponível. Analisa quais ficam mais perto um dos outros, para que não percas tempo precioso em viagens.

Tem em atenção que, devido às condições meteorológicas, poderás ter de ser flexível e fazer alterações no teu roteiro ao longo da viagem.

Depois de todas estas dicas, só terás de ir e aproveitar ao máximo cada pedaço destas paisagens maravilhosas. Sem dúvida, um dos lugares mais bonitos do mundo. E só quem ainda não conhece é que pode ter dúvidas!

Author image

Sobre Ana Pereira

Reserve aqui o seu alojamento

Na iCliGo, estamos sempre à procura dos melhores alojamentos aos preços mais baixos e aproveitamos os descontos das principais centrais de reservas do mundo.